Atividade 2.8 - Resgate de conceitos históricos utilizando recursos tecnológicos


Objetivo Geral
            Complementar as aprendizagens de conceitos essenciais da disciplina de História através da diversificação das estratégias de transmissão de conteúdos, tornando as aulas mais interessantes e as aprendizagens significativas.

            Público alvo
            Alunos do 7º ano

            Disciplina
            História

Metodologia
Nosso grupo organizou uma apresentação em PowerPoint, sendo a mesma constituída por 10 slides, abrangendo diversos conceitos fundamentais para a disciplina de História do 7º ano (6ª série).
Utilizamos o recurso do hiperlink na confecção dos mesmos sendo destacados e complementados com informações adicionais os conceitos:  patriotismo, exército e burguesia.
Todos os slides foram confeccionados utilizando imagens, textos, gráficos, esquemas e pequenas sínteses dos conteúdos trabalhados.
Os alunos deverão acompanhar a apresentação dos mesmos, questionando e argumentando conceitos sempre que necessário, sob a mediação constante do professor.


Desenvolvimento
Selecionamos o 7º ano B para apresentarmos nossa aula preparada.
Os slides foram sendo apresentados, os conceitos retomados através da visualização das imagens e textos disponíveis nos mesmos e nos conceitos linkados, objetivando a assimilação e ampliação dos conhecimentos.
Sempre que foi necessário, o professor abria espaço para a discussão, deixando o aluno citar aspectos relativos ao assunto em questão nos slides.

Avaliação
Foi uma aula bem produtiva e interessante, pois os alunos permaneceram atentos durante a apresentação dos slides, participando de forma organizada e atenta, certamente, gerando complementação das aprendizagens e esclarecimentos de dúvidas referentes à disciplina de História.

Observações:
Sem dúvida, utilizar os diversos recursos disponíveis pelas tecnologias da informática contribui de forma direta e satisfatória para as aprendizagens de nossos alunos, pois estimula suas curiosidades, amenizando fatores como o desinteresse e a indisciplina que se caracterizam, negativamente, como obstáculos aos avanços dos mesmos.


Grupo:
Helen Ferraz, Luciene Mantovani, Márcia Baldin e  Marcos Kenji.

Nenhum comentário:

Postar um comentário