Hipertexto


ALGUMAS ATIVIDADES FEITAS NO CURSO EPROINFO – MÓDULO II

Reflexão Inicial

                O autor inicia o texto com uma citação “Vivemos em uma sociedade de aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez mais se aprende mais e cada vez se fracassa na tentativa de aprender”.
            Estamos lidando com muita informação, com diversas tecnologias, o aluno busca seu conhecimento sozinho, a interação do professor é fundamental, para que saiba dar sentido a tanta informação e que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de trabalho, hoje o mercado busca um ser pensante, crítico... Pozo diz também da necessidade de formar os alunos para uma assimilação crítica de informação, ensinando competências para a gestão do conhecimento. E isso só se constrói com muita leitura interpretativa.
            Temos que encarar a tecnologia e saber como usá-la, buscar conhecimento e usá-la corretamente, as informações estão presentes em qualquer lugar.
 HIPERTEXTO
Achei muito interessante o tema hipertexto, durante a nevegação, percebi o quanto podemos ramificar uma determindada  pesquisa, tomando rumos totalmente diferentes do objetivo inicial, porém, com a prerrogativa de selecionar o que de fato importa.  Eu desconhecia o termo hipertexto, porém , enquanto navegava, percebi que sempre que acessava a internet, estava navegando em um hipertexto.  Percebi também uma grande semelhança com o esquema de mapa conceitual, onde cada palavra sugere uma outra como consequência e assim por diante.  Durante  a pesquisa : O QUE É HIPERTEXTO, encontrei definições, exemplos, uma parte histórica onde dizia sobre o autor da idéia de hipertexto, enfim, um grande número de links disponíveis  que me levavam à diversas informações relevantes ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário